segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A ARTE DO BARRO

A ARTE DO BARRO: MOSTRA DE ANGELA XAVIER NA CASA DOS CONTOS

Uma ceramista que ama contar histórias, seja na oralidade, seja através de livros que vem escrevendo vida afora. Viajar, prestar atenção em cada passo do ser humano, tudo se soma ao dia-a-dia de quem se encanta com toda a arte criada pelo homem.
Natural de Pará de Minas, Angela Xavier mudou-se para Ouro Preto nos anos de 1970, e assim que pode foi viver fora do país. Conheceu o Peru e a Bolívia e foi lá que conheceu José Efigênio Pinto Coelho, com quem se casou e teve três filhos.
A vida como ceramista começou com o prazer de usar as mãos para criar pães e outras delícias culinárias. Assim Angela passou a modelar a menina que foi um dia, seja brincando em balanços, ou numa roda de primas, escravos de Jó jogando caxangá... Hoje são seus netos o motivo de tanto encantamento. Bruxas, fadas, peixes, aves, panelas e o que mais servir para seu mundo de cores e muita música.
Viver para Angela é dar vida a toda a arte que se pode criar. Recentemente chegou de uma viagem de 40 dias pelo México. Viu tanta beleza que hoje reflete na sua nova fornada de cerâmica. Tem de tudo nesse universo da Arte do Barro.
Na mostra rocalhas, conchas e corais do fundo do mar de todo o universo. Meninas brincando e crianças nas sacadas são a cara de Ouro Preto de sempre. Africanos com seus colares e brincos e roupas de querer copiar. Muitos bichos e todos os pássaros. Instalados na galeria de arte da Casa dos Contos, quem admira a arte do barro, vai se encantar também. Crianças e adultos podem chegar juntos.
O que uma contadora de histórias é capaz de mostrar através da cerâmica é uma surpresa atrás da outra. Vale conferir.
                                                      Malluh Praxedes - curadora da mostra

Mostra: A Arte do Barro, de Angela Xavier
Local: Casa dos Contos
Endereço: Rua São José, Ouro Preto
Data: 17 de novembro a 8 de dezembro de 2016



Nenhum comentário: